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O que é ROI?


admin - dezembro 20, 2016 - 0 comments

O Return On Investment, ou ROI, é um indicativo econômico fundamental para qualquer negócio, porque representa a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto. Conheça mais e aprenda a obtê-lo aqui.

Entre os indicativos econômicos relacionados ao empreendedorismo, talvez o ROI, ou Return On Investment (Retorno Sobre o Investimento), esteja entre os mais importantes. Não apenas no início de um negócio, como ao longo de toda a operação. Pois, como o próprio nome indica, o ROI consiste em uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Em suma, representa, basicamente, a relação entre o lucro/prejuízo obtido sobre o capital investido.

O cálculo do ROI serve a inúmeros propósitos. É utilizado para ajudar na decisão de investimentos em novos negócios e projetos, por exemplo, uma vez que indica o potencial de retorno sobre o aporte realizado. E serve também para medir como os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa, além de identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Como se calcula o ROI?

A conta para se obter esse número é bem simples, na verdade. Utilizando como referência este artigo do portal meuSucesso.com, temos:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Assumindo, por exemplo, que o ganho obtido da sua empresa tenha sido 500 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 100 mil reais, temos:

ROI = (500.000 – 100.000) / 100.000

ROI = 4

Neste caso, o resultado significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. E para você obter o ROI em forma de porcentagem, deve multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, então, o retorno sobre investimento foi de 400%.

Agora, uma observação importante: o valor do investimento inicial deve incluir o dinheiro gasto em todo o processo e o tempo despendido. Assim, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve ter sido incluída se o objetivo é ter um resultado mais preciso.

Por que é tão importante obter o ROI?

Porque, de acordo com este artigo do blog Aprender A Empreender, quando o assunto é calcular o retorno sobre um investimento, nenhum outro indicativo é tão eficaz quanto o ROI – se realizado corretamente.

Diferente do Payback (cujo cálculo é realizado apenas quando o investimento inicial retorna), o ROI é um índice que aponta o retorno sobre qualquer investimento – seja em uma campanha de marketing, em um evento ou na ampliação da estrutura física de uma empresa.

É para o ROI da sua empresa que potenciais fundos e outros investidores olharão ao avaliar a possibilidade de seguir adiante com o processo. Afinal, do ponto de vista do detentor do capital, é fundamental saber quanto ele ganhará em vendas para cobrir o investimento realizado. Entender quantas unidades de produtos ou entregas de serviços precisam ser vendidas para empatar com o investimento, por exemplo.

Colocando de forma mais direta, obter o ROI é necessário porque, com ele, você:

  • Avalia como iniciativas diversas – as de marketing, por exemplo – contribuem para os resultados da empresa;
  • Planeja as metas comerciais com base em resultados mais atingíveis;
  • Identifica o prazo de retorno dos investimentos (cada canal tem uma curva de resposta específica);
  • Pode acompanhar o comprometimento dos executivos com metas de longo prazo, e não somente o resultado imediato;
  • Viabiliza um processo mais objetivo de aprendizagem, fundamentado em números;
  • Proporciona aumento nas vendas e nos lucros.

O importante é ter em mente que, para se chegar a uma métrica ROI eficiente, é fundamental que a sua empresa entenda o que isso significa para ela, e como o indicativo afeta os seus objetivos.

Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é indispensável. A taxa de retorno pode variar de forma significativa em pequenos períodos – sobretudo por conta da sazonalidade, ou graças a ações promocionais. Lojas virtuais, por exemplo, terão lucros maiores no fim do ano, perto do Natal, o que afetará o ROI. Por isso, você deve sempre acompanhar o índice de perto, para não correr o risco de ter alguma surpresa.

Em suma, estas foram algumas informações sobre ROI que consideramos essenciais para sua atividade de empreendedor. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado, e desejamos bons negócios!

 

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